Unidades

Maternidade

 

Teste da Orelhinha

O teste da orelhinha é obrigatório por lei e deve ser feito em bebês ainda na maternidade. O teste da orelhinha pode identificar problemas na audição e níveis de surdez que a criança pode ter, o teste é gratuito e não machuca o bebê.

O teste é feito por um aparelho que é colocado na orelha do bebê durante o sono e ele verifica se existe algum problema auditivo que possa interferir na vida da criança, caso seja encontrado algo, o bebê é transferido para um otorrinolaringologista.

O teste deve ser feito no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e é obrigatório a realização do teste em todos os recém-nascido.

O teste da orelhinha é muito importante podendo diagnosticar problemas mais cedo, sendo possível reverter problemas que se fossem diagnosticados tardiamente causariam danos para a vida da criança.

 

Teste do Olhinho

O teste do olhinho também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, tem como função diagnosticar possíveis doenças na visão do bebê, como catarata, glaucoma, tumores ou estrabismo.

O teste deve ser realizado na primeira semana de vida da criança. O teste é indolor e feito por um profissional que projeta uma luz nos olhos do bebê, quando a luz é refletida na cor vermelha ou amarelada quer dizer que os olhos são saudáveis, porém se a luz for refletida de uma cor esbranquiçada quer dizer que existe algum problema.

 

 

 

Teste do Coraçãozinho

O exame chamado de oximetria de pulso deve ser feito nas primeiras 24 ou 48 horas de vida do bebê.

Ele serve para medir a oxigenação e os batimentos cardíacos da criança, se não existe anormalidade ou problema.

Caso haja algum problema a criança pode ser submetida à um ecocardiograma para verificar o sistema cardiovascular.

O exame é feito colocando um oxímetro no braço direito e no tornozelo direito.

É possível detectar diversas cardiopatias realizando o teste do coraçãozinho.